Estudos mostra que a base econômica de Itiruçu é a agricultura

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Agrícola
29/04/2019 às 12h52

A secretaria de Desenvolvimento Agrícola da Prefeitura de Itiruçu faz estudos da historia da base econômica que é a Agricultura de Itiruçu, desde o desbravamento da região em 1823, passando a distrito de Jaguaquara em 1922, ficando independente em 1935, autorizada como cidade pelo governador Teodoro Sampaio e sendo instaladas em 1º de setembro de 1950, tendo uma areia de 322 km ,

Segundo a Secretaria que tem como secretario Josevi Humburas, antes a economia agrícola era a cafeicultura , hortaliças, mandioca e fumo. Mas com o decorrer do tempo prevaleceu o café, hortaliças e mandioca, seguido de hortifrutigranjeiros, como caqui e maracujá. As flores que dão um colorido especial na zona rural também tem seu destaque no desenvolvimento do município.

Ainda tem a economia da pecuária, destacando-se a bovina, como o avanço também da caprinocultura.

Na economia industrial no município tem a torrefação de café, da farinha da mandioca. Também a fabrica de sabão, de doces e salgados, de massas alimentícias, derivados do leite, blocos e tijolos e artesanatos.

Itiruçu exporta café, feijão, verduras, hortaliças, entre outros, tendo ainda feira livre ás sextas e aos sábados, onde os produtores rural comercializa seus produtos.