Acessibilidade na Web

Fonte: w3c
01/01/2017 às 00h00

É possível reescrever a definição de acessibilidade na web, de maneira mais rica e abrangente:

Acessibilidade na web é a possibilidade e a condição de alcance, percepção, entendimento e interação para a utilização, a participação e a contribuição, em igualdade de oportunidades, com segurança e autonomia, em sítios e serviços disponíveis na web, por qualquer indivíduo, independentemente de sua capacidade motora, visual, auditiva, intelectual, cultural ou social, a qualquer momento, em qualquer local e em qualquer ambiente físico ou computacional e a partir de qualquer dispositivo de acesso.

De maneira resumida, é possível dizer que garantir a acessibilidade na web é permitir que qualquer indivíduo, utilizando qualquer tecnologia de navegação, visite qualquer sítio e obtenha completo entendimento das informações contidas nele, além de ter total habilidade de interação,. Isso significa tornar todos os serviços, assuntos e publicações tão fáceis de serem utilizados por todas as pessoas, que até esqueceremos que há diferenças

Para ter acessibilidade na web é só conectar à Internet, e para isto o indivíduo precisa ter:

1. algum dispositivo computacional (computador desktop, laptop, tablet celular, dentre outros) que possua softwares 3 adequados para o acesso à Internet.

2. acesso a algum computador conectado à rede, chamado de provedor, responsável por fornecer o acesso de outros computadores à internet.

3. uma conexão física entre esses dois computadores, que pode ser através de uma linha telefônica convencional, uma linha de telefone celular ou uma linha de transmissão de dados, com ou sem fio.