Encontro discute sobre o Programa de Gestão Ambiental Compartilhada

29/09/2021 às 01h38

Na manhã desta terça-feira (28), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrícola de Itiruçu o secretário da pasta, Paulo Ézio, esteve reunido com a equipe técnica do Convale, Haialia Rialli, Bióloga  e  Murilo Guedes, Engenheiro Ambiental e Sanitarista, para discutirem sobre o Programa de Gestão Ambiental Compartilhada – GAC.  Estava também presentes os técnicos  Jorge Batista, e Marcelo Di Girolamo, Renata Cerqueira  Reis  Coordenadora  de Obras e Projetos de Engenharia da Secretaria de obras, Nivea a engenheira agrônoma da Bahiater,  o vereador Ito do Feto, além da participação de membros da sociedade, e imprensa.

Em pauta a explanação sobre as ações do Programa GAC, mapeamento dos problemas e necessidade do município de Itiruçu e foi feito um breve diagnostico técnico  sobre possíveis soluções  para os diversos problemas ambientais existente no município.

O Encontro  também foi frisado sobre a importância das articulações entre as secretarias de Saúde  em especial sobre o lixo hospitalar, a secretária de Educação, para ações  educativa no que se refere ao meio ambiente e a secretaria de ação social em relação aos catadores de lixo reciclável.

O Programa Estadual de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC) tem como principal objetivo apoiar o processo de organização e ampliação da capacidade dos municípios para a gestão ambiental, tendo em vista a estruturação e efetivação do Sistema de Meio Ambiente (Sisema).