Prefeitura usa carro fumacê para ajudar no combate as muriçoca e o Aedes aegypti

28/01/2020 às 22h09

A Prefeitura de Itiruçu através da Secretaria de Serviços Gerais está realizando à aplicação de inseticida contra os mosquitos da muriçoca e o Aedes aegypti por meio do carro de fumacê. O veículo está passando aspergindo o inseticida nas localidades mais afetadas pelas muriçocas e que tem a suspeita da proliferação do mosquito da Dengue .

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população deixe portas e janelas abertas quando o veículo do fumacê passar pela rua. Assim, as gotículas do inseticida chegarão até o interior da residência, onde normalmente as Muriçocas e o Aedes aegypti se abrigam.

A ação está sendo intensificada a pedido da prefeita Lorena Di Gregório, atendendo a solicitação dos moradores em razão do aumento da proliferação das muriçocas.

A aplicação do fumacê não é feita de forma indiscriminada. Por ser um produto químico, ele só é utilizado em períodos específicos, respeitando os intervalos de aplicação, de modo que a saúde da população não seja colocada em risco.

"Entendemos que a população fica querendo o carro Fumacê com mais intensidade, mas há um intervalo obrigatório para que novamente o produto seja aplicado. Todos devem intender que é pela sua própria saúde que muita das vezes não pode ser aplicados o produto com mais frequência..” Comentou a Prefeita Lorena Di Gregório

A população também deve contribuir já que esta é apenas uma medida de controle da proliferação do inseto, porém as ações cotidianas devem ser intensificadas e a população deve ajudar no combate aos insetos, mantendo fechadas as caixas d´água, garrafas e baldes com água. Latas, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos e até folhas grandes caídas também merecem atenção, pois podem acumular água da chuva. Nos ralos, utilize sal de cozinha, água sanitária, ou mantenha-os cobertos e fechados.