1719

Itiruçu

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Itiruçu

Município de Itiruçu realiza Conferência Municipal de Educação de 2021

25/10/2021 às 23h00

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Foi realizada nesta segunda-feira (15) a Conferência Municipal de Educação de modo presencial, no Auditório da Casa da Cultura Professora Maria Lindaura Catunda de Farias.

Para dar inicio a realização da Conferência foram elaboradas  e aprovados o Documento Referência, e o Regimento interno, parâmetro  de discussão e deliberação sobre os passos seguintes  a serem dados. Tendo publico alvo, Educadores, representantes da comunidade escolar e convidados.

Na solenidade de abertura, foi formada mesa para inicio dos trabalhos, e foram convidados para compor a mesa  a Secretária de Administração Rita Moura, a Secretária de Educação e Cultura Ana Paula Silva Oliveira,  o diretor do Núcleo Territorial de Educação - NTE 09, com sede em Amargosa ,o professor Williams Panfile, o Presidente do conselho municipal de Educação Djalma dos Anjos Santana,  o Presidente do conselho Tutelar Valter Mendes dos Santos.

A prefeita Lorenna Di Gregório, chegou  mais tarde ao  evento já que tinha  a agenda comprometida para resolver assuntos de interesses do município.

Após a execução  do Hino nacional Brasileiro e a apresentação de dança , foi cedida a palavra aos membros da mesa.  O  Presidente do Conselho Municipal de Educação  o professor Djalma dos Anjos Santana foi o primeiro  a usar a palavra. e disse que  a Conferência municipal  é a segunda parte, que serve  para fazer as propostas para planejamento do destino da Educação no país. 

“Na primeira etapa na sexta-feira nós discutimos o plano Municipal de Educação, que foi a lei 197 de 2015, que ela foi baseada do Plano Nacional de Educação, lei 3005 de 2014, e planeja nossa educação até 2024. Na CONAE, nós temos em 2022 uma grande responsabilidade de elaborar propostas que estarão no próximo Plano Nacional de Educação que será de 2024 a 2034. Democracia não é apenas voltar de 2 em 2 anos democracia é isso aí é participação nas políticas públicas participação nas discussões da construção do Plano Nacional de Educação do Sistema Nacional de Educação”.

O diretor do Núcleo Territorial de Educação - NTE 09,o professor Williams Panfile, em sua fala, descreveu a importância de voltar a se reunir de forma presencial  depois de cerca de 2 anos.  Que durante esse tempo a educação não parou,  tendo de se reinventar. E  o primeiro desafio foi o trabalho remoto, e  depois o híbrido,  e só agora voltando aos poucos de forma presencial. Ele tambem   falou da importância da volta as aulas presencial.

“isso é importante porque independente da questão Educacional da questão da aprendizagem, os nossos alunos precisam desse nosso contato direto do nosso afeto, as famílias precisam disso. Então ficamos nesses últimos 2 anos tendo muita dificuldades mas o importante é que estamos vencendo essa pandemia”.

A Secretária de Educação Professora Ana Paula Silva Oliveira fez a abertura oficial da Conferência Municipal de Educação, acolhendo todos os segmentos da sociedade itiruçuense, apresentando o caminho para novas propostas a enfrentar a educação municipal.  A Secretária também agradeceu a presença de  todos  na  conferência, que teve como tema: Inclusão e equidade qualidade e compromisso com o futuro da educação brasileira.

“Eu fico muito feliz muito satisfeita em saber que toda a comunidade itiruçuense  através de ofício, através do rádio, através das redes sociais, todos os segmentos, eles estão convidados a estar neste debate e nesse momento tão rico aqui da nossa cidade. Porque para mim discutir a educação não deixa de ser um momento, um momento precioso” . Disse a secretária

O  palestrante  da conferência  o  Professor  Hebert Gomes da Silva,  professor adjunto da Faculdade de Educação da UFBA, Doutor em  educação ensino de ciências e matemática e mestre em ciências, ensino de biologia pela Universidade de São Paulo USP, ex-diretor do Departamento de gestão da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de São Paulo,  ex-diretor da Diretoria de currículo tecnologias e inovações da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, disse que a atuação do professor não estar só dentro da sala de aula não esta  limitada ao espaço que o professor  tem de ensino. Quando surgem espaços democráticos, espaço de participação Eles tem de apropriar desses espaços como ação política.  

“Por isso que a gente tá aqui hoje para poder falar sobre inclusão e Equidade e Qualidade. Essas palavras não podem ser ditas de forma muito superficial. A gente ouviu falar sobre sustentabilidade e educação ambiental. A  própria educação, a educação é importante, mas nós temos que o tempo inteiro falar para todos na sociedade a importância da educação, o papel do professor, o papel que é aprender . 

É por isso que esse tema inclusão e equidade e qualidade, não pode passar levianamente,  ele precisa ser discutido em profundidade e essa proposta que eu trago para que a gente possa hoje refletir”.

O professor disse que a primeira proposta é  abandonar algumas certezas porque  nesse momento da construção da Educação Básica foram construídos vários conceitos .

“ às vezes a certeza que ficam tão alicerçada,  estão firmes que a gente não escuta a desconstrução de certos elementos”. Falou palestrante. 

veja a palestra completa no link abaixo.