Secretaria de Saúde através da NASF realiza oficinas de Sal de Ervas

Fonte: Secretaria de Saúde
25/07/2019 às 11h17

Hoje em dia, com a correria da vida moderna, ficou muito mais fácil e prático escolher nas prateleiras dos supermercados aqueles alimentos industrializados, processados e de preparo rápido. Mas nem sempre a praticidade deve ser o fator principal na hora de definir o cardápio do dia. Isso porque, além desse tipo de alimentação não ser adequado, ele também pode trazer alguns riscos à saúde.

O vilão, nesse caso, é o excesso de sódio contido na maioria desses alimentos. Segundo a OMS, a Organização Mundial da Saúde, os adultos devem consumir menos de 5 gramas de sal por dia – o equivalente a menos de uma colher de chá rasa –, mas os brasileiros estão muito acima dessa recomendação e consomem em torno de 12 gramas ao dia.

Uma dieta com grande quantidade de sódio pode causar problemas de saúde, como hipertensão, insuficiência renal e problemas cardiovasculares. Pensando nisso, médicos, nutricionistas e endocrinologistas têm sugerido que as pessoas não deixem o saleiro sempre à mesa e que façam substituições saudáveis, como a utilização do sal de ervas que, nada mais é, do que uma preparação que realça o sabor e o aroma dos pratos, ajudando a diminuir a quantidade de sal durante as refeições.

Como o odjetivo de orientar e ajudar a diminuir o risco da hipertensão, que é um dos problemas de saúde pública, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Itiruçu vem realizando oficinas de Sal de Ervas nas Unidades de Saúde da Família, sendo desta vez contemplada a zona rural.

Segundo Indhyara Lopes Oliveira coordenadora do NASF, algumas das ervas mais usadas são: o alecrim, manjericão, orégano, cheiro verde e sálvia. É a partir delas que o sal de ervas é feito, acrescentando apenas uma pequena quantidade de sal. “A receita-base é uma parte de sal para três partes de ervas, ou seja, para cada 100 gramas de sal é preciso de 300 gramas de ervas", complementou