Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
-
Foto divulgação -
Foto divulgação -
Foto divulgação -
Foto divulgação -
Foto divulgação -
Foto divulgação -
Foto divulgação -
Foto divulgação -
Foto divulgação -
Foto divulgação -
Foto divulgação -
Foto divulgação -
Foto divulgação -
Foto divulgação -
Foto divulgação -
Foto divulgação -
Foto divulgação -
Foto divulgação -
Foto divulgação -
Secretária de Educação Ana Paula Santos Oliveira Silva -
Prefeita Lorenna Moura Di Gregório -
Ed Santos , Cerimonialista do evento -
Foto divulgação -
Foto divulgação -
Foto divulgação -
Apresentação da aluna da rede municipal Yasmin Silva -
Apresnetação de Ághata Lavinia Pereira -
Palestrante Professor Dr. Josué dos Santos
A Prefeitura de Itiruçu através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura abriu nesta segunda-feira (22) a Jornada Pedagógica 2022 com a temática: "Capacitar para incluir: práticas pedagógicas, Inclusão social e diversidade escolar”.
Na atualidade têm-se intensificado discussões envolvendo a inclusão e a diversidade, cada vez mais presentes no ambiente educacional. Isso se dá pelo fato de que a escola recebe alunos de diferentes grupos sociais, políticos, econômicos, étnicos, religiosos, etc.
Dessa forma, discussões acerca dessas temáticas tornam-se cada vez mais importantes e necessárias, pois, as vivências e interações, de cada indivíduo, vão ocorrendo ao longo do processo de aprendizagem e com isso os valores e concepções de cada um, vão sendo construídos ao longo do processo de aprendizagem, possibilitando assim a formação de valores e concepções diversificados.
Como a comunidade escolar é o ambiente em que se concentra uma grande diversidade humana, e que tem a responsabilidade de formar cidadãos críticos, conscientes e atuantes, não pode ficar indiferente, precisa compreender a diversidade da sua população.
A temática da Jornada Pedagógica 2022 se construí como um instrumento de reflexão para os professores e professoras da Educação Básica, acerca dos desafios postos pela sociedade contemporânea, principalmente no que diz respeito à diversidade humana e a uma sociedade inclusiva, pois, acredita-se que a reflexão sobre a diversidade e a inclusão seja o ponto de partida da nossa caminhada rumo a transformações conceituais e práticas da escola, a fim de garantir educação para todos, por meio de aprendizagens efetivas que garantam a permanência do aluno e, consequentemente, seu sucesso escolar.
Além dos professores, diretores que estiveram presentes no evento, foram registradas as presenças de autoridades e convidados. Entre os presentes a Prefeita Lorenna Moura Di Gregório, A Secretária de Educação Ana Paula Oliveira, a secretária de Administração Rita Moura,Gilvania Oliveira da Pureza representante da APLB Sindicato; Regivânio Cerqueira - Representando os conselheiros do FUNDEB; Walter Mendes dos Santos - Conselho Tutelar, Nágila Barros - Conselho Municipal de Alimentação (CMA), Djalma Santana- Conselho Municipal de Educação (CME), Manoel Messias - Diretor do colégio estadual; Paulo Sérgio Souza -Representando os gestores municipais; Nayara da Paixão- Representando os coordenadores pedagógicos; Aritana Morais Alves - Diretora de cultura.
Na abertura foi entoado o hino nacional e logo após a diretora de Cultura, Aritana Morais direcionou o momento cultural.
“Quanto mais convivemos com a diversidade cultural de toda ordem, mais nosso repertório Interno, se aprimora e nossa visão se amplia, resultando assim a desmistificação e a destituição do poder de preconceitos”. Citou Aritana Morais texto de Carlos Alberto Hang .
"Viva a diversidade cultural, que habita a nossa alma e alimenta as nossas diferenças, com respeito, igualdade e justiça social!" concluiu Aritana ao mesmo tempo em que convidou Ághata Lavinia Pereira e Danilo Pereira para uma apresentação musical. Também ouve uma apresentação musical representando todos os alunos da rede municipal, com a aluna Yasmin Silva.
Após as Saudações iniciais a Secretaria de Educação se referiu sobre o tema da Jornada Pedagógica: Nesta noite vamos falar sobre um tema, que é um tema que precisa de muito que nossa prática, esteja bem próxima da nossa fala. “O capacitar para incluir”
A prefeita Lorenna fez as saudações a todos os presentes e ao palestrante da noite. E também falou sobre o tema proposto; “educação inclusiva não é só deixar todas as crianças iguais , e sim respeitar e valorizar as diferenças. E viva as diferenças.”
Finalizando a Noite, o Professor Dr. Josué dos Santos do Magistério Superior. Pedagogo (UESB). Especialista em Gestão de Recursos Humanos (FIEF). Mestre e doutor em Cultura e Sociedade (UFBA). Estudou Antropologia com ênfase na Cultura Atro-Brasileira (UESB) e Direitos Humanos e Democracia (UESB). Foi professor substituto do Departamento II da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), abordou sobre a temática "Capacitar para incluir: práticas pedagógicas, Inclusão social e diversidade escolar".