Itiruçu realiza a IX Conferência  Municipal de Assistência Social

20/08/2021 às 23h19

Foi realizada nesta sexta-feira (20) a IX Conferência Municipal de Assistência Social com o tema  “Direito do povo e dever do Estado em financiamento Público para enfrentamento  das desigualdades,, e garantir  a proteção Social. Tendo como palestrante Uelington Reis.

A conferencia foi dividida em 5 eixos que foram discutidos e debatidos com os participantes :

Eixo I – A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.

Eixo 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos Entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Eixo 3 – Controle social: o lugar da sociedade civil no Sistema Único de Assistência Social (Suas) e a importância da participação dos usuários.

Eixo 4 – Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.

Eixo 5 – Atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergências

O evento que contou com diversos seguimentos sociais, também teve a presença da Prefeita Lorenna Di Gregório, o Vice-prefeito Junior Petruquio, a secretária de Educação Ana Paula Oliveira, Secretária de Administração Rita Moura, a secretária de Assistência Social Kissia Bitencourt.

A conferência também escolheu os delegados que representarão Itiruçu na Conferência estadual que diante a pandemia pela primeira vez vai ser remota.

Os delegados escolhidos foram: Vitor Cerqueira, Victor Hugo Sousa Machado, Djane Guedes, Uelightom Souza Reis,  Anderson Silva, Luzineide Leite,  e Altamires da Silva Souza.

No evento ainda ouve a apesentando do grupo do Neabi- Núcleo de estudos e pesquisa afro-brasileiros com dança e dramatização

A prefeita Lorenna Di Gregório presente no evento comentou sobre os desafios no social do município;

“A gente tem que abraçar! As demandas são diárias, é um balde que você nunca consegue encher. Você resolve 10 situações uma semana, quando na outra semana você tem mais situação. Então é o segmento  que a conta não é fechada nunca, porque os problemas estão lá, são diários. Então assim nós estamos fazendo sim, a nossa parte, mas infelizmente mesmo com todas as ações a gente não consegue alcançar tudo o que a gente gostaria de alcançar. Disse  a prefeita.

Mesmo com os grandes desafios seja na parte financeira ou diante da  pandemia da Covid-19  o vice-prefeito elogiou o trabalho que esta sendo feito pelo social de Itiruçu

— Ressaltar todo trabalho que a Secretaria de Assistência Social tá fazendo no município e em Meio tanta dificuldade estamos conseguindo fazer cada dia mais . Concluiu o vice-prefeito Junior Petruquio.