Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
-
Foto divulgação
A Prefeitura de Itiruçu, através da Secretaria de Desenvolvimentos Econômico e Agrícola distribuiu mudas de Mandioca para agricultores na região da várzeas e Cancelão, zona rural de Itiruçu. A parceria com o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF) e Superintendência de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER), faz parte do Projeto de Distribuição de Mudas Frutíferas e Essências Florestais para a Agricultura Familiar, para plantio nas propriedades rurais da Agricultura Familiar.
A Prefeita Lorenna Moura de Gregório e o Secretario Desenvolvimentos Econômico e Agrícola fez a entrega das mudas que beneficiou cerca de 30 famílias da agricultura familiar cadastrados, e receberam Mudas de Mandioca de mesa BRS 399 (aipim) de polpa amarela de alta produtividade, e BRS Formosa, resistente à bacteriose, doença responsável por grande perda da produção da raiz.
O secretario de Desenvolvimento Econômico e Agrícola, Paulo Ézio, disse está muito contente com as ações da secretaria, mas ainda não satisfeito, pois, ainda tem muito que fazer na agricultura de Itiruçu.
— A entrega desta mudas é um forma da administração municipal colaborar com agricultura familiar. A mandioca é uma cultura muito difundida na região da várzea, cancelão e outras comunidade da região, e a intenção é impulsionara esta cultura que vai gerar mais renda para as famílias”, comentou o Secretario.
A prefeita Lorenna disse que o trabalho na agricultura é diário para buscar novos investimentos.
— A agricultura é fundamental principalmente em município menores como o nosso. Já que a agricultura Familiar contribui para trazer mais alimentos para a mesa da população e além de aumentar a renda familiar. A mandioca é super importante , quem não compra a farinha? Falamos muito do arroz e do feijão, mas a farinha, principalmente para nos nordestino é difícil faltar na mesa. Com a mandioca ainda fazemos o beiju, a tapioca e muitas outra iguarias que estão na mesa de todos nós. Então, esta distribuição de mudas estamos contribuindo para que a produção cresça e quem sabe não passamos a ser auto suficiente na produção de farinha para o comercio local até para outro municípios. Estamos feliz por esta plantando um semente da nova erra da agricultura de Itiruçu”, comentou o Prefeita Lorenna.