Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
Equipe da Vigilância Sanitária e Epidemiológica nas ruas de Itiruçu e da Zona Rural, orientando moradores sobre focos de dengue, Zika e Chikungunya!!
A Dengue é uma infecção viral que é transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti. O Ministério da Saúde (MS) registrou o primeiro caso de dengue no Brasil em 1981, apesar de relatos da doença já aparecerem desde o final do século XIX. Já em 1986 surgiram as primeiras epidemias de Dengue, em capitais do Nordeste e no Rio de Janeiro. Desde então, a doença tem sido um problema de saúde pública não só no Brasil, uma vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS) colocou a dengue entre as 10 ameaças globais à saúde em 2019.
Para combater o mosquito :
Não deixe água parada, destruindo os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evita sua procriação.
Deixe sempre bem tampados e lave com bucha e sabão as paredes internas de caixas d'água, poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros.
Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Coloque areia fina até a borda do pratinho.
Plantas que possam acumular água devem ser tratadas com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando no mínimo, duas vezes por semana. Tire sempre a água acumulada nas folhas.
Não junte vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável etc.) e guarde garrafas vazias de cabeça para baixo.
Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana, caso precise mantê-los, guarde em local coberto.
Deixe a tampa do vaso sanitário sempre fechado. Em banheiros pouco usados, dê descarga pelo menos uma vez por semana.
Retire sempre a água acumulada da bandeja externa da geladeira e lave com água e sabão.
Sempre que for trocar o garrafão de água mineral, lave bem o suporte no qual a água fica acumulada.
Mantenha sempre limpo: lagos, cascatas e espelhos d'água decorativos. Crie peixes nesses locais, eles se alimentam das larvas dos mosquitos
Lave e troque a água dos bebedouros de aves e animais no mínimo uma vez por semana.
Limpe frequentemente as calhas e a laje das casas, coloque areia nos cacos de vidro no muro que possam acumular água.
Mantenha a água da piscina sempre tratada com cloro e limpe-a uma vez por semana. Se não for usá-la, evite cobrir com lonas ou plásticos.
Mantenha o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas, limpando os latões e mantendo as lixeiras tampadas. Não jogue lixo em terrenos baldios, construções e praças. Chame a limpeza urbana quando necessário.
Permita sempre o acesso do agente de controle de zoonoses em sua residência ou estabelecimento comercial.