Prefeitura de Itiruçu com parceria com a ADAB, traz Curso de Capacitação de Agente Vacinador para Brucelose

Fonte: ASCOM/PMI
09/02/2020 às 19h08

A Prefeitura de Itiruçu através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB realizou nos dias 07, 08 e 09/02 na Fazenda Lameirão o Curso de Capacitação de Agente Vacinador para Brucelose .

O curso na pratica capacitaram os inscritos previamente na da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola aprenderam sobre os procedimentos para a execução da vacina, manejo do rebanho e uso correto do ferro candente para marcar os animais vacinados.

O curso ainda abordou temáticas voltadas para o conhecimento da legislação, informações sobre a brucelose, controle e os cuidados específicos com a vacina (aquisição, transporte, armazenamento e conservação).

O curso foi coordenado, pela auxiliar de Fiscalização da ADAB em Itiruçu Valéria Cristina Fernandes Brochini, tendo como Instrutor o Dr. Wanderley Lauria de Almeida Junior.

Ainda estiveram presente do curso representando a Prefeita Lorena Di Gregório o Vice Prefeito Junior Petrukio, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrícola Josevi Umburanas (Duda), o técnico agrícola Jorge Batista, o representante Territorial do Vale do Jequiriça e membro do Conselho Estadual das Cidades José Carlos Nunes Almeida e os proprietários da fazenda Lameirão Artur e Fernando Andrade.

Esteve também presente no curso o engenheiro agrônomo Ciro Costa que assumiu a coordenação da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) em Jaguaquara, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), e que responde por vários municípios do Território de Identidade Vale do Jiquiriçá inclusive por Itiruçu.

24 cursistas entre eles duas mulheres foram habilitados para vacinação de brucelose. Mas segundo o veterinário Dr. Wanderley Lauria de Almeida Junior, os agentes também estão habilitados para outros tipos de vacinação bovina.