Secretaria de Saúde participa da 10ª Conferência Estadual de Saúde

08/07/2019 às 17h11

Secretária de Saúde Ida Ribeiro Di Girolamo Umburanas, representando Itiruçu está presente na 10ª Conferência Estadual de Saúde. O evento está sendo realizado no CECBA – Centro de Cultura Cristã da Bahia.

A Conferência Estadual de Saúde foi iniciada oficialmente nesta segunda-feira (08) sendo promovida pelo Conselho Estadual de Saúde (CES) e Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Com o tema “Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS” A 10ª Conferência Estadual de Saúde teve como primeira atividade uma oficina de orientação para coordenadores, facilitadores e relatores, na manhã de domingo, dia 7. Em seguida, foram realizadas "Salas das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde" e apresentado o Cine SUS.

Na manhã desta segunda aconteceu a abertura oficial do evento, com conferência magna sobre o tema "Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS", coordenada pelo professor Jairnilson Paim. Na abertura teve ainda a participação do médico Drauzio Varella, convidado para falar sobre Saúde Pública

Na tarde foram iniciadas as mesas temáticas, em torno dos seguintes eixos: "Saúde como Direito", "Consolidação do SUS" e "Financiamento do SUS". Em seguida, às 17 horas, foi realizado um ato público para lançamento da Carta da Bahia.

Os trabalhos de grupo com aprovação de propostas nos âmbitos nacionais e estaduais dando continuidade à programação, vai continuar nesta terça-feira 9, durante todo o dia.

Na quarta-feira (10), pela manhã, haverá a plenária final, seguida de aprovação das propostas e eleição dos delegados para a Conferência Nacional.