Itiruçu

Itiruçu

Conselho Tutelar 2023: veja quem são os novos conselheiros eleitos em Itiruçu

02/10/2023 às 20h05

No domingo (1º), no municipio de Itiruçu, dos 9.006 votos aptos para a votação, compareceram 2.184 eleitores nas urnas para escolher os novos conselheiros tutelares para o quadriênio 2024-2027.  Foram eleitos para o Conselho Tutelar de Itiruçu, cinco conselheiros titulares e cinco suplentes. Ao todo concorreram 15 candidatos  ao cargo no município, sendo 11 mulheres e 4 homens. Os novos conselheiros tomaram posse, a partir de janeiro de 2024.

Entre os cincos conselheiros titulares eleitos foram 03 mulheres e dois homens e entre os suplentes  tambem ficaram 3 mulhers e dois homens. Não houve candidatos reeleitos. Confira a lista dos  classificados e a quantidade de votos:

Conselheiros Titular:

✔Lucas Nascimento dos Santos - 969 votos

✔Marcia Cristina dos Santos Mota - 919 votos

✔Leonardo do Santos - 745 votos

✔Jaqueline  de Oliveira Moraes - 724 votos

✔Valdinélia dos Santos Sousa - 673 votos

Conselheiros Suplentes:

✔Lucas da Guarda Santos de Souza  -  670

✔Gustavo Santana Conceição - 668

✔Gabriela Oliveira e Silva - 616

✔Jéssica Santos S. Santana - 597

✔Ana Paula Souza Santos - 492

Não Eleitos

Marília Sobral da Silva - 443

Tatiane Sales dos Santos  - 430

Rosângela Gomes Purificação - 396

Samara Caíres Pires - 333

Dandara  Nilzieli  Bandeira Brito - 33

Votos Brancos 10 / Votos Nulos 28

De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o conselheiro tutelar surgiu para garantir os direitos de crianças e adolescentes previsto na lei. Também são responsáveis por promover o encaminhamento de situações aos pais e responsáveis, por meio de um termo de responsabilidade.

A função foi determinada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado em 1990.

Conforme o ministério, os conselheiros são também considerados lideranças comunitárias, por isso são escolhidos por votação popular. Eles devem estar ligados à comunidade que moram e atentos às violações para transformar a realidade das comunidades.

Outras atribuições que fazem parte da função de conselheiro:

Dar orientação, apoio e acompanhamento;

Acompanhar matrícula e frequência obrigatórias em estabelecimento de ensino, se necessário;

Inclusão de crianças e adolescentes em serviços e programas oficiais ou comunitários de proteção, apoio e promoção da família, da criança e do adolescente;

Pedido de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial e a inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos, dentre outras competências;

Fiscalizar, promover ações ligadas a prevenir e conscientizar.